Associação Profissionalizante

A Associação Profissionalizante BM&FBOVESPA, braço do investimento social da Bolsa de Valores e ligada ao Instituto BM&FBOVESPA, foi criada em fevereiro de 1996 em São Paulo com o objetivo de favorecer a integração social e econômica de jovens de baixa renda, por meio de ações educacionais.

Além da educação profissional, a Associação Profissionalizante desenvolve nos jovens competências para a vida, que são essenciais para que eles ingressem e permaneçam no mercado de trabalho.

Dentro desta perspectiva, os programas contemplam desde a formação profissional propriamente dita, até o desenvolvimento de habilidades conceituais e sociais. Empregando linguagens e instrumentos diferentes daqueles utilizados no ensino formal.

Hoje, a AP atende em média de 200 jovens por ano.

Tem sua sede no bairro do Brás (Rua Monsenhor Andrade, 331/341), em São Paulo, local em que desenvolve três programas (Capacitação para Empregabilidade, Faz Tudo e Espaço Beleza), direcionados ao público jovem de baixa renda que reside na Capital e Grande São Paulo.

Acesse o livro "Associação Profissionalizante - 15 anos promovendo a cidadania de jovens em risco social"

Para viabilizar a participação dos jovens nos programas, a Associação Profissionalizante oferece: bolsa-auxílio; cesta básica; assistência psicológica; uniforme; material didático; lanche.

Programa Capacitação para Empregabilidade

Atende jovens de 15 a 22 anos, cujo objetivo é transmitir conceitos administrativos e empresariais, bem como apresentar os diferentes segmentos existentes na área, capacitando o jovem para este setor.

O curso aborda documentação comercial e bancária, comunicação, marketing, marketing pessoal, atendimento ao cliente, informática e ainda oferece oficinas de criatividade (autoconhecimento, capacidades criativas, inovação, trabalho em equipe), redação (leitura, escrita, gramática, elaboração e interpretação de textos), teatro (trabalho em equipe, expressão corporal, autoestima, expressão vocal) e fotografia (elaboração de projeto, conceitos de captura de imagens, comunicação).

Saiba mais sobre o Programa Capacitação para Empregabilidade

Programa Faz Tudo

Desenvolve conteúdos de construção civil e manutenção predial. Do programa participam jovens de 16 a 22 anos.

Uma casa é construída desde sua fundação até o acabamento. Além das oficinas práticas e teóricas centrais do curso (alvenaria, pintura, elétrica, hidráulica etc.) os alunos participam de oficinas de informática, redação leitura, escrita, gramática, elaboração e interpretação de textos), criatividade (autoconhecimento, autoestima, cores, estética, mistura).

Saiba mais sobre o Programa Faz Tudo

Programa Espaço Beleza

Capacita jovens de 17 a 22 anos para realizar cortes, penteados, química capilar, hidratação, depilação, manicure e pedicure e maquiagem.

Além dos conteúdos específicos os jovens participam de oficinas de informática, criatividade (conceito de beleza, padrões de beleza, mistura de cores e tonalidades, autoconhecimento), expressão corporal (relaxamento físico, empoderamento, expressão pessoal) e oficina específica que aborda conteúdos de comunicação, redação e atendimento ao cliente.

Saiba mais sobre o Programa Espaço Beleza

Participe do processo seletivo!

1) Faça sua pré-inscrição on-line.

2) Após o agendamento da sua entrevista, traga a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda recente de todos os que moram com você, recibo de aluguel, declaração da escola) na data combinada com a nossa equipe e venha acompanhado (a) com um responsável (pai, mãe ou responsável legal).

Após este processo, sua ficha será avaliada e ficará no banco de dados da Associação Profissionalizante aguardando a abertura de novas turmas. Boa sorte!